Tours Duo, as torres recém-concluídas de Jean Nouvel, redefiniram o horizonte de Paris. Registrado por Paul Clemence em sua última série de fotos, o projeto de uso misto se impõe como um marco na zona leste da cidade e pretende se tornar um catalizador econômico da região.
Concluídas em 2021, as torres Duo 1 de 39 andares e 180 metros, e Duo 2 de 28 andares e 125 metros de altura, abrigam um hotel projetado por Philippe Starck, escritórios, bares e restaurantes, auditório e salas comerciais.
Como outros projetos de Nouvel, as torres criam uma paisagem visual. Os dois volumes inclinados acentuam a perspectiva da Avenue de France e refletem os trilhos de trem adjacentes. O local é um centro em expansão e proporciona, nas palavras de Nouvel, “um acesso mais urbano, mais humano ao projeto”.
A habilidade do arquiteto francês de promover sua imagem internacional é registrada por Paul Clemence nesta série de fotografias. Com uma geometria singular, a dupla de torres forma uma abertura em "V" que oferece perspectivas visuais inesperadas e preserva a vista para o edifício industrial Berliet, uma fabricante francesa de automóveis. Além de definir o caráter da região leste de Paris, a torre Duo 1 é o terceiro edifício mais alto da cidade, depois da Tour Eiffel e da Tour Montparnasse.
O olhar do fotógrafo contextualiza o ambicioso plano de remodelar Paris. Suas fotos da composição da fachada e seus reflexos revelam uma beleza singular do projeto e permitem apreciar os terraços lúdicos e a intersecção dos volumes.
Além da Tours Duo, Jean Nouvel está projetando um Novo Bairro Vertical, um empreendimento de uso misto na área metropolitana da capital francesa. Ademais, a Hekla Tower em La Défense, uma torre de 220 metros de altura, deverá ser concluída ainda este ano. Ambos os projetos se alinham à estratégia urbana da capital que planeja proibir o tráfego não-essencial de carros no centro a tempo das Olimpíadas de 2024.
Veja a série completa de fotografias na página oficial de Paul Clemence.